As definições mais conhecidas de cultura organizacional invariavelmente incluem crenças, valores e pressupostos aceitos e reforçados por um grupo de pessoas (neste caso, uma empresa). Uma maneira mais pragmática de definir cultura remete à “maneira como as coisas acontecem aqui” ou ao “modo como uma empresa toma decisões”. Aliás, Richard Barrett, um dos maiores experts mundiais nesta área, escreveu um interessante livro já traduzido para o Português: “A organização dirigida por valores”.
Mas, afinal de contas, por que a cultura organizacional é tão importante? Na pesquisa “Carreira dos Sonhos – 2019”, promovida pela Companhia de Talentos, a cultura organizacional foi considerada um dos dois principais fatores que tornam a empresa dos sonhos tão única e especial tanto para jovens, como para profissionais de média e alta liderança! Outros relatos de pesquisas de instituições renomadas nos ajudam a entender a importância de gerenciar a cultura organizacional:
• 84% dos executivos acham que a cultura é crítica para o sucesso de seu negócio (Strategy and Culture´s role in enabling organizational change);
• 82% dos executivos consideram a cultura como uma vantagem competitiva em potencial (Deloitte);
• 55% das empresas obtiveram 10% no aumento do lucro operacional por investirem em cultura (E&Y);
• 92% dos membros do Conselho revelaram que o foco em cultura melhorou a performance financeira de suas empresas (E&Y);
• 60% dos líderes acham que a cultura é mais importante que a estratégia de suas empresas ou seu modelo operacional (PwC);
• 87% das empresas entendem que a integração da cultura foi crítica para o sucesso da transação (M&A Report, AON);
• 56% dos milênios dizem que nunca trabalhariam para uma empresa se não acreditassem em seus valores (The Economist);
Um último dado não menos importante: 84% do valor de mercado das empresas são representados por seus ativos intangíveis, de acordo com análise realizada pela banco norte-americano Ocean Tomo LLC, considerando as companhias listadas no S&P 500 (Standard & Poor’s 500)! Ou seja, aquele assunto um tanto secundário, subjetivo e até etéreo nunca foi tão importante e definitivamente entrou na agenda dos executivos!
A Culture for Performance é uma empresa 100% focada em projetos de cultura organizacional: nós medimos a cultura corporativa, discutimos a melhor opção para viabilizar a estratégia da empresa, desenvolvemos um plano de ação para implantar uma nova cultura ou fortalecer a cultura desejada e transferimos Know how para que a empresa gerencie a sua cultura. Para saber mais, acesse www.cultureforperformance.com.br