Liderança e Cultura Organizacional: o que querem os Millennials?

Liderança e Cultura Organizacional: o que querem os Millennials?

Liderança e Cultura Organizacional: o que querem os Millennials?

Para início de conversa: cultura adaptável e transformação digital
A geração millennial já é realidade em muitas empresas, pesquisas apontam que 50% do mercado de trabalho já é formado por esses jovens influentes e conectados e até 2025, eles representarão 75% da força de trabalho.

É importante ter em mente que esses jovens têm objetivos, visões e valores muito distintos daqueles das gerações anteriores. Praticamente nascidos em frente a um computador e acostumados às tecnologias, são frequentemente conhecidos pelo imediatismo, pela ânsia por novas oportunidades e experiências, pela exigência e pela busca por trabalhos mais flexíveis alinhados aos seus valores e crenças pessoais.

E é aí que entra a cultura adaptável. Para atrair e reter a nova geração, as organizações precisarão se adaptar e se tornarem mais maleáveis, abertas para novas ideias, menos burocráticas, mais digitais e preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores e do meio ambiente.

A Cultura terá que sair das paredes dos escritórios e atingir toda a empresa, respeitando e incluindo os valores de seus funcionários. Ou seja: não adianta mais colocar um rótulo verde em um produto que degrada o meio ambiente ou instalar uma mesa de pingue-pongue no mesmo escritório de sempre.

As novas gerações não são apenas mais exigentes com os produtos que consomem, mas também muito mais críticas em relação as empresas que escolhem para construir carreira. Precisam de flexibilidade, perspectiva de crescimento e sentido, propósito. Isto é especialmente importante para o engajamento, pois quando as pessoas trabalham para empresas que têm valores com os quais elas se alinham e fazem uso de seus talentos, elas entram em contato com seus maiores potenciais, gerando melhores resultados.

Outra tendência importante é a transformação digital, que deixa de ser um diferencial e sim uma obrigatoriedade. Não só a tecnologia será um fator importante, mas sim uma cultura mais digital. Afinal, os millennials são chamados de nativos digitais e já cresceram junto com a internet, que passou a ocupar um papel cada vez mais relevante em seu desenvolvimento. A nova geração aprende, trabalha, consome e se relaciona de forma mais digital do que nunca – movimento impulsionado ainda mais pela pandemia – e as empresas precisarão se adequar e acompanhar este cenário.

Liderança transformadora e inspiradora
Se as empresas mudaram, a tecnologia mudou e os profissionais também, os líderes devem acompanhar esta tendência. A liderança atual – e do futuro, pede mais liberdade, mais espaço para criatividade, novas ideias e mudanças.

A figura do novo líder muito mais se parece com um mentor do que com um chefe. Uma fonte de inspiração e orientação que possa guiar e ajudar a nova geração a ser quem eles desejam. Millennials necessitam de líderes com a capacidade de engajá-los sem imposições, líderes que não trabalham pelo poder, mas sim pela transformação.

Na Culture for Performance, nossa visão é que transformação não se faz com tecnologia e sim com pessoas. Todas as gerações têm experiências diferentes, energia diferente e trazem diferentes talentos e qualidades à mistura. Esteja pronto para todas as mudanças que virão e a sua empresa sobreviverá!