Cultura organizacional vencedora: você sabe construir a sua?

Cultura organizacional vencedora: você sabe construir a sua?

Cultura organizacional vencedora: você sabe construir a sua?

Cultura é o diferencial entre as empresas extraordinárias e as boas. A maioria de nós entende isso e sabe que empresas com uma cultura organizacional bem estruturada estão mais preparadas para enfrentar mudanças. Deu, já foi! Vamos pular esta etapa. Mas a pergunta que fica é: “Como criar uma cultura vencedora de maneira prática?”

Uma transformação cultural, além de muito mais importante do que as agora famosas e desejadas “Transformações Digitais”, é uma jornada longa, complexa e contínua. Baseado em nossa experiencia em projetos de gestão de cultura, elencamos alguns passos para iniciar a construção de uma cultura que inspire:

1. Defina (bem) os valores da empresa

Nos setores público e privado, a chave para o sucesso – seja em termos de satisfação dos funcionários ou dos clientes – começa com os valores da organização. Quando falamos sobre “valores”, falamos de princípios profundamente arraigados que as pessoas têm ou adotam quando tomam decisões. Indivíduos expressam seus valores através de seus comportamentos pessoais; organizações expressam seus valores, principalmente, por meio dos comportamentos de seus líderes.

2. Comunique-se, comunique-se, comunique-se

A comunicação traz força e unidade para a cultura da organização. São nos momentos de troca que as pessoas entendem seus pontos fortes e fracos, onde devem colocar energia e tiram suas dúvidas. Feedbacks constantes são uma excelente ferramenta para alinhar as expectativas, desenvolver pessoas, compartilhar ideias e estabelecer relações de confiança.

3. Conduza a transformação cultural através da liderança

Os valores que compõem a cultura de uma organização são um reflexo das crenças subjacentes dos líderes atuais – especialmente o CEO – ou o reflexo de uma herança de líderes do passado. O sucesso de longo prazo depende muito da cultura que os líderes criam. Mas lembrando, não é o que o líder diz que vai influenciar o comportamento dos outros, é o que ele faz.

4. Torne-a divertida: premie, reconheça e comemore

As pessoas se juntam a uma organização por diversos motivos, mas permanecem principalmente pelo investimento em seu crescimento pessoal e profissional. Oferecer oportunidades de aprendizado, recompensas e reconhecimentos refletirá no desempenho e na produtividade dos colaboradores, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais humano e convidativo.

A boa cultura corporativa é aquela que ajuda a organização a conquistar seus objetivos. Não existe apenas uma cultura vencedora, e sim aquela que se encaixa na finalidade de cada empresa. Seja qual for seu momento hoje, priorize a cultura da sua empresa como um legado valioso para todos que nela trabalham ou trabalharão. Ela determina a essência da marca e, claro, a história da organização. Com essas dicas em mãos é hora de fazer da cultura uma alavanca para impulsionar ainda mais o crescimento do seu negócio!