Da Cultura Organizacional ao EVP (Employee Value Proposition): o caminho é longo

Da Cultura Organizacional ao EVP (Employee Value Proposition): o caminho é longo

Da Cultura Organizacional ao EVP (Employee Value Proposition): o caminho é longo

Employee Value Proposition: entenda o conceito

Employee Value Proposition (EVP) corresponde ao valor compartilhado com o colaborador por suas competências, horas de trabalho, comprometimento e responsabilidade. Essa oferta é composta por ganhos financeiros, experiências no trabalho, fit cultural e outros elementos que podem motivar o colaborador a permanecer na empresa.

Você já se perguntou o que, além de bons salários, faz um profissional querer integrar o quadro de uma organização? Há uma série de fatores atrelados a um conjunto de práticas que tornam a empresa mais atrativa. Alguns dos componentes de uma boa EVP:

– oportunidades de crescimento
– qualidade de vida e bem-estar
– alinhamento de valores
– treinamentos e capacitações
– relacionamentos e experiência

Portanto, a proposta de valor que uma empresa estabelece para seus colaboradores se baseia na oferta de benefícios tangíveis e intangíveis, que ajudam a atrair os profissionais mais qualificados do mercado e, ao mesmo tempo, reter os melhores talentos da empresa.

E onde entra cultura nessa história?

Importante dizer que Cultura e EVP estão interligados. Pessoas são atraídas por aquilo que brilha os olhos, por aquilo que oferece diferenciação e, sobretudo, por empresas que promovem experiências únicas e significativas. É aí que entra a cultura organizacional!

A proposta de valor de uma empresa é uma forma de fidelizar e engajar as pessoas dentro de uma cultura organizacional. Cultura é aquela “cola invisível” que une as pessoas em torno de um propósito e um jeito de ser e principalmente, fazer as coisas. EVP identifica e extrai da cultura as promessas de valor que os funcionários consideram reais, tangíveis e que são os atributos que faz com que eles permaneçam na empresa e a entendam como um bom local para trabalhar.

Já se foi o tempo em que as empresas só pensavam no Customer Experience (CX) e em oferecer a melhor experiência para seus consumidores. É dos clientes que dependem o lucro e a sustentabilidade do negócio, mas para os clientes voltarem, precisam estar felizes com o atendimento/serviço prestado.
Para construir uma relação de mútuo benefício, é necessário que os colaboradores estejam convencidos, mais do que nunca, do valor da organização para a qual trabalham. Os colaboradores de hoje não querem apenas ganhar um salário, querem sentir que fazem parte de um grupo unido, que age com propósito.

Quer sair na frente no mercado e se destacar frente à concorrência? Tenha as melhores pessoas. Como ter as melhores pessoas? Entendendo o seu negócio, sua proposta de valor – enquanto experiência – e fortalecendo sua cultura organizacional.

A Culture for Performance é uma empresa 100% focada em projetos de cultura organizacional: nós medimos a cultura corporativa, discutimos a melhor opção para viabilizar a estratégia da empresa, desenvolvemos um plano de ação para implantar uma nova cultura ou fortalecer a cultura desejada e transferimos Know how para que a empresa gerencie a sua cultura. Para saber mais, acesse www.cultureforperformance.com.br