O que é Employee Experience?
Employee Experience (EX) – em português, experiência do funcionário – é o resultado das interações do colaborador com a empresa.
Esse conceito coloca o colaborador como centro e faz com que a empresa invista esforço e energia para promover equipes de alta performance.
O bom gerenciamento da experiência do colaborador objetiva ter pessoas mais valorizadas e com maior sentimento de pertencimento à empresa, o que leva a ter profissionais mais engajados e motivados, diminuindo a taxa de rotatividade.
Manter um time feliz e motivado é uma das peças-chave no controle dos níveis de absenteísmo e turnover, bem como aumento da produtividade e satisfação pessoal.
E qual a relação com Cultura Organizacional?
O modo como os colaboradores percebem e se identificam com a cultura da empresa, pode desencadear maior ou menor grau de satisfação.
Os valores sempre são um reflexo das necessidades, algo que a pessoa quer conseguir, ter ou experienciar. Cada colaborador, uma necessidade diferente.
Ou seja, ouvir e entender as necessidades dos colabores é parte fundamental da estratégia. Uma boa EX precisa de aderência às necessidades dos funcionários e contribui para construção de uma cultura organizacional ainda mais forte.
O poder da cultura organizacional é fazer com que as pessoas se aliem e formem uma comunidade identificada com o propósito maior da empresa.
Portanto, contrate pessoas, desenvolva habilidades e fortaleça a cultura!
A Culture for Performance é uma empresa 100% focada em projetos de cultura organizacional: nós medimos a cultura corporativa, discutimos a melhor opção para viabilizar a estratégia da empresa, desenvolvemos um plano de ação para implantar uma nova cultura ou fortalecer a cultura desejada e transferimos Know how para que a empresa gerencie a sua cultura. Para saber mais, acesse www.cultureforperformance.com.br