Cultura Organizacional e Coronavírus – Parte III

Cultura Organizacional e Coronavírus – Parte III

Cultura Organizacional e Coronavírus – Parte III

No final do mês de Maio/20, o Barrett Values Centre (BVC) divulgou os resultados de pesquisa inédita realizada no mundo sobre o impacto do coronavírus nas pessoas e organizações. A pesquisa inclui percepções dos respondentes sobre o mudanças que estão acontecendo agora durante a crise e possíveis caminhos para voltarmos a prosperar durante o “Novo Normal”.

O BVC criou uma Landing Page que vale muito a pena olhar com atenção e refletir sobre ações, tanto no campo pessoal como profissional:

https://www.valuescentre.com/covid/

Aqui, resumo alguns dos principais resultados deste importante estudo:

  • Valores pessoais: neste momento, em plena crise, as pessoas conferem maior valor a temas como adaptabilidade, fazer a diferença, bem-estar e cuidado com si próprio e com os outros. Ou seja, além de querem responder à mudanças, as pessoas procuram um pouco mais de qualidade de vida e priorizam uma visão mais humana da situação atual e a colaboração como forma de contornar a crise.
  • Nas empresas, parece que a burocracia, o controle (por vezes, exagerado) e as estruturas hierárquicas rígidas não são mais os principais problemas, mas sim a cautela, a confusão e insegurança no trabalho.
  • A crise atual está proporcionando experiências interessantes que as pessoas estão dispostas a continuar vivenciando no “Novo Normal”, tais como: adaptabilidade, agilidade, trabalho em equipe, conectividade digital, maior equilíbrio entre trabalho e lazer e colaboração.
  • Por outro lado, há mensagens para mudanças ou aumento da importância em temas organizacionais relevantes quando se projeta a retomada: maior engajamento dos colaboradores, inovação, aprendizado contínuo e comunicação aberta.
  • Os resultados da pesquisa também apontam para diferenças de percepção entre líderes e liderados. Os líderes acham que para criarmos o “Novo Normal”, as prioridade estarão relacionadas à agilidade & inovação e à sustentabilidade dos negócios e da sociedade. Já os liderados acham que os temas prioritários referem-se à direção & comunicação e confiança & engajamento nas empresas.