Pesquisa realizada pela E&Y (“Culture and Boards at a Glance”) com 100 integrantes de conselhos administrativos das 350 principais companhias listadas na Bolsa de Londres concluiu que:
• 55% das empresas obtiveram ao menos 10% no aumento do lucro operacional por investirem em cultura.
Nesta mesma pesquisa, 92% dos membros do Conselho revelaram que o foco em cultura melhorou a performance financeira de suas empresas.
A gestão da cultura deve ser realizada no dia-a-dia pelo CEO da empresa, mas com indiscutível aval do Conselho Administrativo da empresa. Aliás, o Conselho desempenha um importante papel de guardião da cultura ao orientar os executivos a agirem de modo congruente com os valores da empresa e avaliando se os comportamentos destes executivos estão alinhados com a cultura da organização.
Minha experiência de mais de 10 anos conduzindo projetos de gestão ou transformação cultural em dezenas de empresas atesta claramente que a cultura organizacional, se gerenciada corretamente, pode contribuir para a empresa melhorar a sua performance sob a ótica de seus vários stakeholderes. Obviamente, esta é uma jornada de longo prazo, mas que pode produzir os seguintes resultados ao longo da viagem:
• Maior clareza e priorização sobre o que precisa ser realizado
• Contratações mais certeiras e redução do turnover de pessoal
• Aumento de produtividade dos funcionários
• Aumento do EVP – Employee Value Proposition
• Maior agilidade nas decisões e melhor entendimento sobre o seu significado
• Aumento da lealdade do consumidor
• Aumento do valor da marca e da empresa
A Culture for Performance é uma empresa 100% focada em projetos de cultura organizacional: nós medimos a cultura corporativa, discutimos a melhor opção para viabilizar a estratégia da empresa, desenvolvemos um plano de ação para implantar uma nova cultura ou fortalecer a cultura desejada e transferimos Know how para que a empresa gerencie a sua cultura. Para saber mais, acesse www.cultureforperformance.com.br