A cultura de uma empresa pode mudar?

A cultura de uma empresa pode mudar?

A cultura de uma empresa pode mudar?

Esta é uma pergunta frequente em palestras, cursos ou projetos de consultoria que tenho liderado. Sim, a cultura de uma organização pode (e até deve) mudar. Obviamente, não se deve mudar a cultura de uma empresa a todo momento – cultura é um tema estratégico e leva um bom tempo até que todos na empresa estejam “vivendo-a na sua plenitude”. Por outro lado, é salutar que a cultura seja revisitada e, normalmente, alguns gatilhos aceleram este processo. Ao longo de minha experiência, tenho apoiado organizações a mudarem sua cultura principalmente pelos seguintes motivos e objetivos:

M & A: mapear, gerenciar as limitações e alavancar as forças culturais para acelerar a integração e aumentar as chances de sucesso da nova empresa.

Abertura de Capital: facilitar a transformação cultural de uma perspectiva interna para uma atuação que atenda às necessidades de todos os stakeholders.

Reposicionamento estratégico: alinhar a cultura e seus pilares para viabilizar a nova estratégia do negócio e gerar os resultados almejados. •

Turnaround: definir uma identidade que dê sustentação ao novo direcionamento da empresa em um momento crítico de sua história. •

Profissionalização: buscar uma transição suave mas sustentável de uma cultura centrada no relacionamento e na lealdade para uma cultura que valorize a meritocracia e o resultado.

Change Management: assegurar que o projeto de mudança  (ex: novo ERP, nova marca) esteja alinhado com a cultura alvo da organização e respeite os desafios da adaptação das pessoas à nova realidade.

Importante: em alguns casos, a mudança da liderança pode incentivar a adoção de uma nova cultura a partir dos valores (inspiração) e comportamentos (exemplo) do novo líder. Mas este não é o motivo para se mudar uma cultura e sim uma estratégia para mudá-la. Na verdade, o líder deve ser escolhido por representar a cultura da empresa; se um novo líder tem o poder de mudar a cultura, é porque esta cultura já estava com seus dias contados!

Quando uma ou mais das razões acima está presente, a necessidade de se mudar a cultura da empresa aumenta consideravelmente. Mas, para que a nova cultura seja uma alavanca da estratégia empresarial, é preciso que a empresa inicie um processo estruturado de gestão de sua cultura.

A Culture for Performance é uma empresa 100% focada em projetos de cultura organizacional: nós medimos a cultura corporativa, discutimos a melhor opção para viabilizar a estratégia da empresa, desenvolvemos um plano de ação para implantar uma nova cultura ou fortalecer a cultura desejada e transferimos Know how para que a empresa gerencie a sua cultura. Para saber mais, acesse www.cultureforperformance.com.br