A Jornada da Cultura Organizacional

A Jornada da Cultura Organizacional

A Jornada da Cultura Organizacional

Em muitas organizações que me procuram para apoiá-las na gestão de sua cultura organizacional, percebo uma visão distorcida do que significa gerenciar a cultura – e, principalmente, do tempo que se leva para que a empresa tenha sua cultura efetivamente incorporada em seu dia-a-dia e seja vivida por todos os seus funcionários.

Normalmente, os líderes acham que este é um processo rápido e que a mera comunicação do “manifesto de cultura” ou do trinômio “missão-visão-valores” da empresa é suficiente para que a cultura seja implantada em todos os cantos da empresa. Mas, obviamente, este é um grande engano, pois gerenciar cultura demanda esforço, tempo, investimento (principalmente da alta liderança) e muita resiliência!

Vejamos então o que algumas empresas estão fazendo para que a cultura expressa no “quadro da parede” aconteça na vida real:

• Medir: gerenciamos melhor o que podemos medir, certo? Empresas já adotam um instrumento para medir a sua cultura com indicadores!

• Dialogar: executivos da alta liderança tem mantido diálogo constante com os funcionários para avaliar suas percepções sobre a cultura.

• Agir: não basta comunicar para a “cultura acontecer”: símbolos, rituais, políticas e processos são adaptados para refletir a cultura da empresa.

• Rever: a cultura tem sido revista periodicamente, pois fatores internos e externos ao negócio podem demandar a adoção de uma nova cultura.

• Engajar: a alta liderança define a cultura desejada, mas todos líderes (e funcionários) precisam contratá-la psicologicamente.

• Alinhar: mindset, valores e comportamentos, principalmente dos líderes, são analisados e alinhados à cultura da organização.

A nomeação e a capacitação de “embaixadores da cultura” por área ou filial é também uma forma interessante de garantir que a cultura seja incorporada em todos lugares, em todos níveis. Outra decisão importante é incluir métricas da cultura na remuneração variável dos executivos!

Parece ficar claro, portanto, que gerenciar o ativo “cultura organizacional” não é algo simples e que possa ser realizado em curto espaço de tempo. Gerenciar a cultura de uma organização está muito mais para uma jornada do que para uma tarefa de alguém ou de uma área. É preciso que a empresa tenha um processo estabelecido, ações concretas com indicadores para medir o sucesso das ações e corrigir eventuais rumos e que este tema seja tratado de modo estratégico e esteja na pauta das reuniões da administração e do conselho da empresa.

A Culture for Performance é uma empresa 100% focada em projetos de cultura organizacional: nós medimos a cultura corporativa, discutimos a melhor opção para viabilizar a estratégia da empresa, desenvolvemos um plano de ação para implantar uma nova cultura ou fortalecer a cultura desejada e transferimos Know how para que a empresa gerencie a sua cultura. Para saber mais, acesse www.cultureforperformance.com.br