Fatores de Sucesso em Processos de Transformação Cultural

Fatores de Sucesso em Processos de Transformação Cultural

Fatores de Sucesso em Processos de Transformação Cultural

Nos processos de transformação cultural, apoiamos as empresas desde a fase de discussão da viabilidade do projeto, passando pelas etapas de mapeamento cultural, definição do manifesto de cultura, planejamento da transformação cultural, até a etapa de implantação e gestão, propriamente ditas, com destaque para elaboração do programa de desenvolvimento das lideranças baseado em valores e para a construção do painel de indicadores de sucesso.

Pode-se afirmar que independentemente dos resultados apresentados, a metodologia que adotamos tem sido chave para identificar claramente os níveis de desalinhamento, principalmente, entre valores pessoais e da cultura atual das empresas, os níveis de entropia existente nas empresas (sinalizando trabalho improdutivo) e o caminho para a transformação da cultura e do modelo de gestão.

Em virtude de nossa experiência, merecem destaque alguns aprendizados em relação aos fatores de sucesso (ou fracasso) em projetos desta natureza:

  • O patrocínio da liderança da empresa (e não apenas da área de Recursos Humanos), desde a fase de discussão sobre a viabilidade de implantação das ferramentas de transformação cultural;
  • A forma de comunicação do projeto, seja apenas de mapeamento ou de transformação cultural, para que o quadro de funcionários saiba o direcionamento estratégico da empresa e o que se pode esperar dele;
  • A transformação que se fez necessária em processos, políticas e procedimentos da empresa para dar vida e sentido à gestão por valores;
  • A transformação das pessoas, e em especial dos líderes, que passam a pensar, falar e decidir de modo congruente e movidos pelos valores definidos;
  • A adoção da prática da seleção de novos funcionários com base nos valores declarados da empresa, pois acreditamos que se há alinhamento entre os valores pessoais e os organizacionais, os indivíduos são capazes de se dedicar integralmente ao trabalho, usando plenamente as suas capacidades;
  • A definição de indicadores para mensuração da evolução do processo e a previsão de fóruns de discussão do modelo implantado para estimular que a cultura e o modo de gestão implantados possam ser revistos e “oxigenados”.

A chave para o sucesso de uma empresa começa com os seus valores. Eles orientam as pessoas para a tomada de decisão e direcionam a energia do time para o atendimento dos interesses dos stakeholders: acionistas, clientes, funcionários, parceiros, comunidade, etc. A prática tem mostrado que as empresas que atuam conscientemente com base em seus princípios e valores são mais resilientes, bem-sucedidas e geram resultados sustentáveis.