Nos processos de transformação cultural, apoiamos as empresas desde a fase de discussão da viabilidade do projeto, passando pelas etapas de mapeamento cultural, definição do manifesto de cultura, planejamento da transformação cultural, até a etapa de implantação e gestão, propriamente ditas, com destaque para elaboração do programa de desenvolvimento das lideranças baseado em valores e para a construção do painel de indicadores de sucesso.
Pode-se afirmar que independentemente dos resultados apresentados, a metodologia que adotamos tem sido chave para identificar claramente os níveis de desalinhamento, principalmente, entre valores pessoais e da cultura atual das empresas, os níveis de entropia existente nas empresas (sinalizando trabalho improdutivo) e o caminho para a transformação da cultura e do modelo de gestão.
Em virtude de nossa experiência, merecem destaque alguns aprendizados em relação aos fatores de sucesso (ou fracasso) em projetos desta natureza:
- O patrocínio da liderança da empresa (e não apenas da área de Recursos Humanos), desde a fase de discussão sobre a viabilidade de implantação das ferramentas de transformação cultural;
- A forma de comunicação do projeto, seja apenas de mapeamento ou de transformação cultural, para que o quadro de funcionários saiba o direcionamento estratégico da empresa e o que se pode esperar dele;
- A transformação que se fez necessária em processos, políticas e procedimentos da empresa para dar vida e sentido à gestão por valores;
- A transformação das pessoas, e em especial dos líderes, que passam a pensar, falar e decidir de modo congruente e movidos pelos valores definidos;
- A adoção da prática da seleção de novos funcionários com base nos valores declarados da empresa, pois acreditamos que se há alinhamento entre os valores pessoais e os organizacionais, os indivíduos são capazes de se dedicar integralmente ao trabalho, usando plenamente as suas capacidades;
- A definição de indicadores para mensuração da evolução do processo e a previsão de fóruns de discussão do modelo implantado para estimular que a cultura e o modo de gestão implantados possam ser revistos e “oxigenados”.
A chave para o sucesso de uma empresa começa com os seus valores. Eles orientam as pessoas para a tomada de decisão e direcionam a energia do time para o atendimento dos interesses dos stakeholders: acionistas, clientes, funcionários, parceiros, comunidade, etc. A prática tem mostrado que as empresas que atuam conscientemente com base em seus princípios e valores são mais resilientes, bem-sucedidas e geram resultados sustentáveis.