Due Diligence Cultural

Due Diligence Cultural

Due Diligence Cultural

Pesquisas frequentemente realizados por instituições de renome como Deloitte e McKinsey apontam para a importância da integração cultural em processos de M&A. No entanto, estas mesmas pesquisas normalmente atribuem à falta de um “game plan de integração cultural” como um dos principais motivos de fracasso das operações de M&A!

No começo, os principais agentes envolvidos na nova empresa são unânimes ao identificar a cultura organizacional como um dos temas prioritários no planejamento da integração. Mas, rapidamente, estes mesmos profissionais acabam envolvidos no dia-a-dia das tarefas operacionais e nos esforços para conseguir entregar aos seus acionistas as sinergias tão almejadas (leia-se: redução de custos). E então, a jornada de integração das culturas das empresas que se fundiram ou da comprada com a vendida fica em segundo plano.

Na verdade, o plano de integração cultural quase sempre não existe porque este assunto sequer foi levantado durante o processo de due diligence das organizações em questão. Ou seja, as culturas das empresas, objeto do processo de fusão ou aquisição, não foram devidamente avaliadas e não entraram na lista de critérios de decisão do negócio. Logo, se a cultura não foi avaliada ou medida na etapa de due diligence, ela não será uma das prioridades após concluída a operação de M&A. Ou de outra forma, como podemos gerenciar algo que não medimos?

De acordo como o banco americano Ocean Tomo, os ativos intangíveis já representam mais de 80% do valor das empresas! Portanto, é indispensável que a cultura corporativa faça parte do processo de avaliação das empresas. A boa notícia é que a due diligence cultural já pode ser realizada com metodologia adequada e alto nível de profissionalismo – ou seja, sem achismos. O “cultural values assessment” pode apresentar métricas quantitativas e qualitativas que fornecem à liderança e à equipe de integração um valioso mapa com: (1) atributos culturais das empresas envolvidas; (2) grau de alinhamento entre as culturas; (3) o que uma empresa pode ensinar à outra; (4) principais barreiras que impedem a alta performance; e (5) focos de cada empresa em relação às dimensões do Balance Score Card.

Com este mapa em mãos, é possível tangibilizar a cultura corporativa de cada empresa do M&A e assim, compreender melhor como se dará a integração cultural das empresas, suas dificuldades e o que precisa ser feito e em qual ordem. Cultura é um dos principais ativos de uma organização e assim como tantos outros ativos avaliados em processos de due diligence, ela precisa ser medida para ser gerenciada!

A Culture for Performance é uma empresa 100% focada em projetos de cultura organizacional: nós medimos a cultura corporativa, discutimos a melhor opção para viabilizar a estratégia da empresa, desenvolvemos um plano de ação para implantar uma nova cultura ou fortalecer a cultura desejada e transferimos Know how para que a empresa gerencie a sua cultura. Para saber mais, acesse www.cultureforperformance.com.br